Páginas

Grandes nomes do samba!



Você conhece Jessé Gomes da Silva Filho?

O nome pode até parecer estranho mais Jessé é muito mais conhecido do que você imagina...Nascido no Irajá em 4 de fevereiro de 1959 e foi criado em Del Castilho. Filho de Seu Jessé e Dona Irinéa ele é o ilustríssimo...


Quarto de uma família de cinco crianças, desde cedo já trocava as aulas por uma boa roda-de-samba. Por isso, depois da quarta-série, não quis mais saber de escola.

Nos anos 70, o partido-alto começa a se tornar uma febre nos subúrbios do Rio. E entre um samba e outro, Zeca se virava como podia. Feirante, camelô, office-boy, contínuo e anotador de jogo do bicho. Fez de tudo. Desta época, surgiram amizades valorosas como Sérvula, Dorina, Paulão Sete Cordas, Monarco, Mauro Diniz, Almir Guineto, Bira Presidente, Beto Sem Braço e Arlindo Cruz. Freqüentava também as rodas do Cacique de Ramos.

No inicio dos anos 80, Pagodinho começa a se estabelecer como um versador de respeito. Em parceria com o flautista e partideiro Cláudio Camunguelo, teve sua primeira música gravada: "Amargura". A faixa entrou no repertório do segundo disco do grupo Fundo de Quintal, fundado em 1977 e originário do Cacique de Ramos. A aproximação com o grupo acabou levando Zeca Pagodinho para perto de Beth Carvalho. Foi ela quem gravou seu primeiro sucesso: “Camarão que Dorme a Onda Leva", que ganhou até clipe no Fantástico.



A madrinha ainda gravou "Jiló com Pimenta" (Arlindo Cruz e Zeca). Depois foi a vez de Alcione registrar "Mutirão do Amor" (Zeca, Sombrinha e Jorge Aragão) no LP "Almas e Corações", de 1983.



Desde então, Zeca já gravou mais de 20 discos e é considerado um grande nome do gênero samba e pagode. O artista, tornou-se tão imensamente popular que seus shows chegam a ser contratados por cachês generosos, sendo realizados nas mais badaladas casas de espetáculo do país.
Sempre fiel a suas características de irreverência e jocosidade, Zeca recebe também reconhecimento da crítica e de artistas e compositores consagrados. Nei Lopes afirma que o sambista "é uma das poucas unanimidades nacionais, elevado ao patamar do mega-estrelato pop pelas gravadoras".

Sua discografia é:

_ Camarão que Dorme a Onda Leva - (1983)(RCA)
_ Zeca Pagodinho - (1986) (RGE)
_ Patota do Cosme - (1987) (RGE)
_ Jeito Moleque - (1988) (RGE)
_ Boêmio Feliz - (1989) (BMG)
_ Mania da Gente - (1989) (BMG)
_ Pixote - (1991) (BMG)
_ Um dos Poetas do Samba - (1992) (BMG)
_ Alô, Mundo! - (1993) (BMG)
_ Samba Pras Moças - (1995) (PolyGram)
_ Deixa Clarear - (1996) (PolyGram)
_ Hoje é dia de Festa - (1997) (PolyGram)
_ Zeca Pagodinho - (1998) (PolyGram)
_ Ao Vivo - (1999) (Universal Music)
_ Água da minha sede - (2000) (Universal Music)
_ Deixa a vida me levar - (2002) (Universal Music)
_ Acústico MTV (Zeca Pagodinho) - (2003) (Universal Music)
_ À Vera - (2005) (Universal Music)
_ Acústico MTV II - Gafieira - (2006) (Universal Music)
_ Zeca Pagodinho - RARIDADES - (2007) (Som Live)
_ Uma Prova de Amor - (2008) (Universal Music)
_ Especial MTV - Uma Prova de Amor Ao Vivo - (2009) (Universal Music)

Em 2007, o cantor criou o selo ZecaPagodiscos, em parceria com o produtor musical Max Pierre, ex-diretor artístico da Universal Music no Brasil. O primeiro trabalho da parceria (lançado em conjunto com o selo Música Fabril, novo selo de Max, com distribuição da gravadora EMI) foi o CD e DVD Cidade do Samba, gravado no Rio de Janeiro, reunindo vários artistas brasileiros de vários estilos musicais, como Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Cláudia Leite, Ivete Sangalo, Nando Reis, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, entre outros.
Atualmente, Zeca reside na Barra da Tijuca com a mulher, Mônica Silva, e seus quatro filhos: Eduardo, Louis, Elisa e Maria Eduarda.

Abaixo um dos seus grandes sucessos com Jorge BenJor...



Axé...
Aquele abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário